Art gallery & shop in Lisbon

OM_VL175

 
 

Viúva Lamego 175 anos

Paineis cerâmicos produzido para a exposição coletiva 175 anos de Azueljos na Viúva Lamego no Museu Nacional do Azulejo em Lisboa. 2024

Ceramic panels produced for the group exhibition 175 year of Azulejos at Viúva lamego at Museu Nacional do Azulejo in Lisboa. 2024

A cerâmica assume em 2024 um papel relevante na obra da Oficina Marques, culminando em Outubro com a participação na exposição que celebra os 175 anos da Viúva Lamego. Tendo sido convidados para esta importante mostra no Museu Nacional do Azulejo, a dupla da Oficina Marques deu forma a esta colaboração através de uma residência artística na fábrica da icónica marca portuguesa.

”O Gonçalo Conceição conhece bem o nosso trabalho. Viu o primeiro painel em cerâmica da oficina nas Tapeçarias de Portalegre e depois visitou a exposição Bucólica, tendo-nos logo desafiado para este projecto”

O repto do CEO da Viúva Lamego deu origem a dois painéis que exploram um dos temas recorrentes nas criações dos artistas, o Mato. Totalmente produzidas na fábrica em Sintra deste símbolo da azulejaria nacional, as obras expressam o universo naturalista e selvagem que tanto atrai a dupla por detrás da Oficina Marques, onde folhas, flores, água, insetos e criaturas ocultas são os protagonistas.
— Oficina Marques
Moldadas pelas mãos de Gezo Marques e José Aparício Gonçalves, todas as peças dos painéis foram trabalhadas individualmente, num misto de criações originais da oficina e moldes recolhidos no espólio histórico da Viúva Lamego.

”Tal como em todas as obras da oficina fizemos tudo de raiz, criámos volumetria e camadas para dar profundidade táctil e visual aos painéis. Para celebrar o património da Viúva Lamego, utilizámos os seus moldes tradicionais e 25 vidrados coloridos diferentes, juntando história e modernidade”

Resultado da colaboração entre a Oficina Marques e os mestres artesãos da marca portuguesa, os dois painéis Mato podem ser vistos de 3 de Outubro a 29 de Dezembro de 2024 no Museu Nacional do Azulejo na exposição “175 anos de Azulejo na Viúva Lamego. Uma perspetiva do presente, uma visão do futuro.
— Oficina Marques

RELACIONADO | RELATED